Neste minicurso, os professores aqui reunidos cuidam de introduzir, contextualizar, analisar e exemplificar o gênero ou o letramento focalizado, para, na sequência, reservar um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas. A base do minicurso é o livro: Múltiplas linguagens para o ensino médio, organizado por Clécio Bunzen e Márcia Mendonça, Parábola Editorial, 2013. Este minicurso é ideal para para quem se interessa por uma escola atenta a seu tempo, porque antecipa a responsabilidade e o compromisso com o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade.
Programa das 5 miniaulas:
Aula 1: Múltiplas linguagens no ensino médio no contexto da BNCC. [UNICAMP]
Aula 2 – Multimodalidade, gênero textual e leitura, Ângela Paiva Dionísio [UFPE/UFCG]
Aula 3 – Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura, Clécio Bunzen [UFPE]
Aula 4 Para além da escola: o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem, Najara Ferrari Pinheiro [UFN]
Aula 5 – Os campos da BNCC e as múltiplas Linguagens, Clécio Bunzen [UFPE]