Interage Professor
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o projeto MULTILETRAMENTOS EM REDE: formação, práticas e pesquisa em linguagens com o Portal Inter@ge Professor visa a criação de uma rede colaborativa digital para socialização de práticas e pesquisas na área da linguagem. Pensado por pesquisadores/as professores/as das universidades UEMA, UFRN, UEMASUL, UNISINOS, sob a coordenação da Prof. Dra. Ana Patrícia Sá Martins, objetivamos produzir e compartilhar conhecimentos a partir da análise do desenvolvimento de (multi) letramentos didático-digitais de (futuros) professores. Nossa missão principal é promover a produção de conhecimentos e compartilhamento democrático aos educadores do Maranhão e do Brasil, fortalecendo vínculos entre a universidade e a educação básica através de experiências didático-digitais que impactem socialmente na, para e além da escola.
Nossa motivação
“Nada é novo, mas tudo mudou.” Essa frase de António Nóvoa (2021) resume o que vimos vivendo e acompanhando desde março de 2020, com a pandemia mundial da Covid-19. Não podemos, agora, que estamos todos vacinados, voltar às salas de aula e às nossas práticas antigas, como se nada tivesse acontecido. Março de 2020 (e o que se seguiu a ele) nos chama à ação. Este tempo pandêmico nos mostra que precisamos recomeçar e repensar a escola e nossas práticas pedagógicas (MARTINS; KERCH, 2022). Nesse sentido, a partir de experiências didáticas vivenciadas antes e durante o ensino remoto emergencial, a equipe de colaboradores do Inter@ge Professor foi motivada pelos diversos desafios enfrentados pelos/as diversos educadores/as nas mais distintas regiões brasileiras, que tiveram necessitaram (trans) formar-se para não continuar a desenvolver sua valiosa contribuição ao país: educar. Incentivada e inspirada por esses/as bravos/as guerreiros/as da educação, que iniciamos nossa caminha para (re) construir caminhos que possibilitem usos didáticos das tecnologias digitais, para um empoderamento ético, social e crítico.
A equipe do Inter@ge Professor acredita que um (futuro)professor (multi)letrado no e para o local de trabalho, ao desenvolver práticas pedagógicas colaborativas com o uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) contribuirá para um ensino-aprendizagem que considere necessidades, hábitos, costumes e comportamentos de uma geração cada vez mais imersa em um mundo virtual, precedendo a cidadania, a equidade e a justiça social.
Venha, você também, inter@gir conosco! Seja muito bem-vindo/a!