A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é “um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”1. As etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram aprovadas em dezembro de 2017; no mesmo mês do ano seguinte, nova versão trouxe também um conjunto de orientações para o Ensino Médio. A BNCC destina-se, pois, a nortear a organização dos “currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil”2. As redes de ensino e escolas tinham até o início de 2020 para se adaptarem às orientações e revisarem seus currículos. A eclosão da pandemia trouxe à tona questões bem mais urgentes, que demandavam resolução imediata.
Agora é tempo de retomar o que a Base prevê, olhar para os currículos das escolas, adequar práticas e conteúdos, sem, contudo, abrir mão da constante formação dos professores. Dessa forma, este livro se propõe a não só reabrir a discussão em torno da adequação dos currículos das escolas, mas trazer um conjunto de reflexões e práticas de linguagem que podem ajudar o/a professor/a que já atuava na escola básica antes da BNCC, quanto aqueles/as que estão iniciando a docência agora. Em ambos os casos, percebemos que há a necessidade de falar de professor/a para professor/a, auxiliando-o/a a fazer as mudanças que lhe são demandadas e precisam ser feitas.