Autoras: Erica de Sousa Costa e Ana Patrícia Sá Martins.
A pesquisa discorre acerca do direito à educação no âmbito do curso de
Pedagogia de uma universidade pública estadual do Maranhão, no nordeste
brasileiro, em consonância com os pressupostos da Educação Inclusiva. Isso acontece
porque, diante do contexto pandêmico, se fez necessário repensar os métodos
educativos, tendo em vista a imposição do isolamento social para evitar a
contaminação pelo COVID-19 (Sars-CoV-2). Nesse sentido, desenvolveu-se um
estudo de caso, com abordagem qualitativa, envolvendo os procedimentos
bibliográfico e documental, com questionários aplicados a discentes com
vulnerabilidade socioeconômica e aos docentes do curso. A análise dos dados
revelou que as políticas de assistência estudantil, bem como de assessoria formativa
com ferramentas digitais pedagógicas aos docentes foram capazes de possibilitar a
concretização do direito à educação no contexto de ensino remoto.
https://drive.google.com/file/d/1bOSeyP39ueIn5JWUT6OzuiVaytJlR9Sh/view?usp=sharing